Conteúdo

Nossa História

nossa_historia-1.JPG

O fundador do Grupo Gaetano Bonifacio iniciou em 1.956 na Argentina a produção de Silicato de Sódio, sendo que as primeiras 300 Ton. foram fornecidas para a empresa William Chemicals.

 

Posteriormente foram instaladas duas novas unidades no Uruguai e no Brasil, na cidade de São Paulo no ano de 1.962, denominada COPASIL (Companhia Paulista de Silicato), e em 1.974 a COPASIL foi adquirida pela I.C.I..

 

Em 1.972 foi fundada nossa primeira coligada a Fazenda Retiro do Cambaú, cujo objetivo é atuar nos ramos de reflorestamento, industrialização de madeiras, resinas vegetais, e química fina.

 

No ano de 1.981 foi fundada a Resibrás Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda, iniciando suas atividades na produção de Silicato de Sódio e derivados, cuja capacidade produtiva tem sido ampliada ano a ano no decorrer de sua existência.

 

No ano de 1.987 foi fundada a empresa Bonifacio Transporte e Logística, hoje Diatom Logística, cujo objetivo principal é trabalhar em conjunto com o Grupo oferecendo aos nossos clientes em comum, uma diferenciação nos serviços agregados aos produtos por nós fabricados. Tal foi a repercussão e sucesso que teve esta parceria Diatom & Bonifacio que hoje ela tem posição de destaque no grupo, merecendo investimentos prioritários na área.

 

Em 1.990 a Resibrás adquiriu a Diatom Mineração Ltda, incorporando a Diatomita à sua linha de produtos. A aquisição da Diatom teve como objetivo a ampliação de sua capacidade produtiva, com a instalação de sua nova planta industrial de Silicato de Sódio e Metassilicato de Sódio Pentahidratado, localizada numa área total de 279.000 m2 no bairro do Taboão na cidade de Mogi das Cruzes.

 

Em marco de 2000 a Diatom iniciou a produção de sílica precipitada e sílica aluminato de sódio, designada para indústria de borracha, calçados, química, micronutrientes, ração animal, indústria de tinta, e agricultura.

 

Em 2002 a Diatom iniciou suas atividades na maior cidade do mundo, México D.F..

 

Em 2003, foi instalado a filial no Rio de Janeiro, consolidando a Diatom como o maior fabricante de Silicato da América Latina.